sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013


 
Uma Questão de Cor

Este livro fala de um rapaz chamado Daniel que foi viver para casa da prima Nina para ficar mais perto da escola.

    Por ser de cor, era gozado e mal tratado pelos colegas da escola. Até no autocarro foi vítima de comentários desagradáveis por parte de  alguns adultos acerca da sua     raça.

      Será que os amigos da Nina não compreendem que somos todos diferentes, mas todos iguais?

   É muito interessante, pois  mostra-nos que não  devemos discriminar ninguém, mas sim respeitar toda a gente se também queremos ser respeitados.

                                                                                              Elsa Machado, nº 9, 6ºF


 

    O Meu Diário Top Secret
 
 Era uma vez uma rapariga que se aventurou a ir com a mãe para a América. A mãe era atriz e muito famosa, por isso teve de ir para os Estados Unidos para a estreia de uma peça de teatro, na qual era protagonista. Foi nesta viagem que Polly começou a escrever este diário.

     Polly meteu-se em várias aventuras … E se quiserem saber mais, leiam o livro, pois é uma história interessante que nos mostra como é a vida dos atores, o mundo televisivo …

     Não percam, acho que vão gostar!

 

                                                    Kristel Dias, nº13, 6º C
       “Meu Pé de Laranja Lima"
 
 
Decidi ler o livro “Meu Pé de Laranja Lima” de Manuel Moura de Vasconcelos, autor brasileiro, pois nas aulas de Língua Portuguesa andamos a falar das variedades do português.

Este livro relata a história de um rapaz pobre, muito traquinas chamado Zezé, que arranjou um pé de laranja lima que trata com muito carinho. Este passou a ser o seu melhor amigo a quem confessava as suas diabruras e malandrices.

Zezé adorava agarrar-se à traseira dos carros e na cidade havia um homem muito rico que tinha um carro invejável. Então, o rapaz apostou com Mindinho que conseguia agarrar-se à traseira do carro sem o dono ver, mas o tiro saiu-lhe pela culatra. Levou uma grande tareia do dono, um português muito solitário, mas, mais tarde, tornaram-se grandes amigos.

Bom, agora, se quiseres saber mais, lê o livro, pois é uma história carinhosa e emocionante.

Acho que vais adorar!

Liliana Lourenço, nº13,6ºD

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013


  A Vergonha de Takao
 
Takao está farto que o seu pai o pressione perante os estudos. Um dia Takao descobre que o pai está prestes a perder o emprego e sente-se culpado pelas suas atitudes.

Então, tenta arranjar uma maneira de o ajudar, mas arranja sarilhos uns atrás de outros, castigos, trabalhos, confusões, até troçam dele. Por vezes fica enervado, triste, preocupado, envergonhado… mas não desiste e continua sempre de cabeça erguida.

No fim, depois de várias zangas, ele e o pai entendem-se.

        A vergonha de Takao de Hélène Suzzoni é um livro engraçado, fácil de ler, tem boas ilustrações e ensina- nos a lutar para conseguirmos os nossos objetivos.

                                                                      Ana Sofia, nº2, 6ºC

 
                      A BICICLETA DA PRINCESA

 
     Certo dia, Poppy foi visitar a prima a Margarida e esta mostrou -lhe a nova bicicleta e a nova banda. Poppy ao ver a bicicleta quis uma. Então, foi contar à Mel, a sua melhor amiga, e, como esta também quis uma, decidiram que iam juntar dinheiro até terem o suficiente para comprarem as bicicletas.

     Tentaram vender legumes, dar passeios a cavalo e até tentaram vender perfumes feitos por elas, mas todo o dinheiro que elas juntavam não era suficiente para comprar as bicicletas. Até que desistiram de poupar dinheiro.

    Será que vão conseguir?

     Leiam, é fantástico!


Beatriz Temporão, nº4, 6ºC

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013


Amor com aroma de cacau

 

 Uma esplêndida reconstrução da época colonial espanhola!

 "(…) não sei como nem quando, e do resto de África nada sei, mas chegará um dia em que esta pequena ilha se vai apoderar de ti e não quererás abandoná-la. Talvez seja pela incrível capacidade de adaptação que os homens têm. Ou talvez haja algo de misterioso nesta terra. (…) não conheço ninguém que se tenha ido embora sem derramar lágrimas de desconsolo."

 

Luz Gabás, uma escritora espanhola, de 45 anos de idade, residente em Anciles, cerca de Benasque (situado nos Pirenéus espanhóis), consegue descrever de uma forma quase fotográfica as paisagens, os espaços geográficos de uma Guiné Equatorial dos meados de séc. XX, da época da colonização. As descrições dos sentimentos, das vivências dos nativos e dos colonos e das relações entre eles, são tão pormenorizadas que retratam tão claramente… que o leitor fica com a sensação que está lá e, não estando na realidade, fica com certeza, com vontade de fazer uma viagem por África, para sentir os odores e observar o colorido daquele ambiente, referido frequentemente neste livro.

Ao longo do livro, intercalando o presente com o passado, a autora vai contando a história de uma família espanhola dividida entre Espanha e a Guiné, as relações entre negros e brancos, entre colonos e nativos, a eminência da independência, os trabalhos nos cacauzeiros, as estações do ano, a política, a saúde, enfim,….uma recriação de uma época onde também se viveram amores e desamores e onde ficou num mistério que uma filha de um colono espanhol – Clarence - vai querer desvendar. Também ela vai, 40 anos mais tarde, à terra onde o pai, o tio e o avô foram capatazes e também, nela, África deixa a sua marca.

Este livro é em simultâneo uma história de vidas e um documento histórico. Até eu fiquei com vontade de visitar aquele continente. Voltei a registar aquilo que os nossos portugueses sentiram quando retornados de África… uma saudade que ficou. Efetivamente, África tem que ter um encanto especial, para deixar, naqueles que por lá passaram um sentimento que, sempre que as recordações têm a oportunidade de falar, traduzem uma vontade de lá voltar.

Li, em qualquer lado, que o livro passará a filme ou série. Não vou perder!

Perante tudo isto não poderia deixar de recomendar esta leitura de 516 páginas, cuja 1ª edição data de 6 de novembro de 2012.

 

Helena Magalhães

 

 

 

 

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

A Cidade Secreta


     Durante as férias de Natal, eu li um livro espectacular: “A Cidade Secreta” de Tea Stilton.

Esta obra fala de um grupo de amigas que vão até ao Peru procurar um amigo da Paulina (uma das amigas) que desaparece em busca de uma cidade Inca. Após passarem grandes dificuldades e viverem grandes aventuras, encontram o amigo desaparecido e juntos procuram a cidade Inca.

Está na hora de descobrires se a conseguem encontrar e como...

       Recomendo a leitura deste livro, pois fala muito de amizade e também é educativo. Ficamos a saber mais sobre o Peru e sobre os Incas. Além disso todas as aventuras vividas pelas cinco amigas são muito divertidas. Não percas, é de cortar a respiração!

                                                                             

                                                                                    Carolina Soares, nº 7, 6ºC